Carlos Seabra é editor multimídia, especializado em tecnologias digitais na educação, criador de jogos e estratégias de gamificação, autor de livros e palestrante.
Obra de Carlos Seabra e Flávio Nigro sobre educação digital, aprovada no PNLD 2026 do Ensino Médio, com propostas pedagógicas inovadoras, reflexões críticas, sugestões de atividades práticas. Editora AJS.
Acesse o site da obra e leia o PDF onlineCarga horária: Para palestras, máximo de 3 horas, idealmente 2 horas no mínimo. Também é possível adequar, pois no caso de participação em mesa com mais palestrantes isso necessita ser reduzido. Já no caso de oficinas, onde os professores colocarão a mão na massa, é desejável maior duração, idealmente com várias sessões.
Remuneração: Para palestras na cidade de São Paulo, 3-5 mil reais. No caso de outras cidades, a partir de 7 mil reais. Deslocamentos que exijam transporte ou hospedagem deverão ter esse custeio à parte. Emite-se Nota Fiscal pela empresa, a Oficina Digital. No caso de pacotes maiores os valores podem ser negociados.
Participantes: A princípio, nas palestras não há limitação de quantidade de público. No caso de oficinas a quantidade de participantes não deve passar de 20, sendo o ideal umas 12 pessoas.
Por demanda: Obviamente, em havendo demandas específicas que estejam na nossa zona de competência, podemos estudar qualquer tema específico, seja para palestras, mesas de debate ou oficinas.
Online: Formatos de participação na web, online ou gravado, podem ser estudados. Após a pandemia esta demanda cresceu muito mas não tem minha preferência.
Público-alvo: O público é quase sempre de professores, gestores e coordenadores. No caso de serem estudantes é necessário estudar as mudanças necessárias, pois meu foco é quase sempre nos educadores e multiplicadores, seja em escolas públicas ou particulares.
Carlos Seabra é diretor da Oficina Digital. Foi diretor de projetos no Instituto Crescer; diretor de desenvolvimento na Zoom Education; coordenador técnico pedagógico de inovação e novas mídias na FTD Educação; coordenador editorial na TV Cultura; diretor de tecnologia e projetos no Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos; pesquisador e coordenador de projetos na Escola do Futuro da USP; diretor de desenvolvimento da Divertire/Melhoramentos; coordenador do Programa Informática e Educação do Senac-SP. É também autor de livros de literatura adulta e infantojuvenil e criador de jogos de entretenimento.
Bate-papo com os autores da obra Mundo Digital, Carlos Seabra e Flávio Nigro, apresentando a metodologia da obra e os conteúdos das 360 páginas do livro, em 12 capítulos. Obra de Educação Digital aprovada pelo PNLD para o Ensino Médio 2026-29.
21 minutos
Pequenos trechos da palestra feita no evento Fronteiras Educação – Diálogos com Professores, do projeto Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre.
10 minutos
Relato de experiências e considerações sobre o uso de jogos na educação. Palestra feita para o Brazilian Pavilion, na SPIEL (principal feira de jogos do mundo, na Alemanha). Legendas disponíveis em português e inglês.
49 minutos
Videoaula para o projeto Escolas que se abraçam, mostrando como trabalhar com o gênero textual prosa. Primeira parte.
25 minutos
Videoaula para o projeto Escolas que se abraçam, mostrando como trabalhar com o gênero textual prosa. Segunda parte.
21 minutos
Videoaula para o projeto Escolas que se abraçam, com dicas e exemplos de como trabalhar com o gênero textual microcontos. Primeira parte.
18 minutos
Videoaula para o projeto Escolas que se abraçam, com dicas e exemplos de como trabalhar com o gênero textual microcontos. Segunda parte.
22 minutos