Palestras de Carlos Seabra

Carlos Seabra é editor multimídia, especializado em tecnologias digitais na educação, criador de jogos e estratégias de gamificação, autor de livros e palestrante.

Capa do livro Mundo Digital

Conheça o livro Mundo Digital, modo de usar

Obra de Carlos Seabra e Flávio Nigro sobre educação digital, aprovada no PNLD 2026 do Ensino Médio, com propostas pedagógicas inovadoras, reflexões críticas, sugestões de atividades práticas. Editora AJS.

Acesse o site da obra e leia o PDF online

Veja algumas de minhas palestras e oficinas na área educacional:

Palestras
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Educação digital: competências e desafios para as escolas
Num mundo cada vez mais digital, os desafios e oportunidades da cidadania, pensamento computacional, redes sociais, fake news, IAs, direitos e deveres, impacto na aprendizagem, na cultura e o porvir das tecnologias.
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Inteligência artificial na sala de aula
Exploração prática do uso de ferramentas de IA generativa em contextos educativos, com foco no apoio à criação, personalização e avaliação de atividades. Questões éticas, autoria e pensamento crítico também são abordados.
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A importância do lúdico como recurso pedagógico
A aprendizagem lúdica, técnicas básicas de gamificação para uso em sala de aula e na escola, o uso de jogos na educação e suas aplicações e desafios práticos.
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Metodologias ativas: como desenvolver microprojetos na escola
Microprojetos são uma metodologia que trabalha conceitos de empreendedorismo cognitivo através de desafios de aprendizagem, envolvendo inovação tecnoeducativa, pedagogia do erro e gestão de projetos.
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Redes sociais e comunicação na educação
Como usar as redes sociais e os dispositivos de comunicação no ensino e na aprendizagem, evitando ciberbullying, fake news e os algoritmos perversos, grande desafio da cidadania digital.
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O uso de dispositivos móveis na educação, na escola e à distância
Como usar (e quando não usar) o celular em projetos engajadores que gerem o envolvimento proativo dos estudantes e os desafios que essas possibilidades trazem para os professores.
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Tecnologia, imaginação pedagógica e o trabalho com o erro
Novos paradigmas a serem trabalhados pelos professores e pela gestão escolar, exigindo criatividade e espírito inovador, especialmente em uma nova abordagem para o trabalho e análise do papel erro na aprendizagem.
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Aprender a empreender, desenvolver o protagonismo cognitivo
Aprender a empreender, empreender o aprender. Este é o grande desafio dos novos tempos, que exige a formação de um estudante que aprenda a aprender e que o faça de forma autônoma e com espírito crítico.
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Imaginação, desafio e aprendizagem com dispositivos móveis
Metodologia participativa envolvendo desafios lúdico-pedagógicos, apropriação tecnológica, resolução de problemas e aprendizagem cooperativa, através do uso dos celulares para produção e publicação mutimídia.

Oficinas
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Produção de livros digitais na escola, editoração e publicação
Projetos pedagógicos de produção de publicações usando as tecnologias digitais como estratégia de pesquisa, reflexão, editoração, produção e publicação nas escolas.
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Produção de microvídeos usando celulares
Como estruturar projetos de produção de vídeos de curtíssima metragem usando celulares e softwares de edição, focando no potencial educacional da mídia audiovisual.
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Escrita sintética, produção de micronarrativas
Engajar os estudantes em projetos de redação com microcontos e micropoesia, usando o poder da síntese para estimular o prazer pela escrita e pela leitura. Dicas para utilização de ferramentas de inteligência artificial.
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Criação de gincanas usando dispositivos móveis
Como estruturar as tarefas de uma gincana para balancear o desafio lúdico com os processos cognitivos desejados em projetos de finalidade pedagógica, estimulando a cooperação e resolução de problemas.
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Elaboração de microprojetos para a sala de aula
Como estruturar microprojetos em sala de aula, de uma hora até uma semana de duração, individuais ou em grupos, trabalhando com a trilogia informação, ação e reflexão.

Carga horária: Para palestras, máximo de 3 horas, idealmente 2 horas no mínimo. Também é possível adequar, pois no caso de participação em mesa com mais palestrantes isso necessita ser reduzido. Já no caso de oficinas, onde os professores colocarão a mão na massa, é desejável maior duração, idealmente com várias sessões.

Remuneração: Para palestras na cidade de São Paulo, 3-5 mil reais. No caso de outras cidades, a partir de 7 mil reais. Deslocamentos que exijam transporte ou hospedagem deverão ter esse custeio à parte. Emite-se Nota Fiscal pela empresa, a Oficina Digital. No caso de pacotes maiores os valores podem ser negociados.

Participantes: A princípio, nas palestras não há limitação de quantidade de público. No caso de oficinas a quantidade de participantes não deve passar de 20, sendo o ideal umas 12 pessoas.

Por demanda: Obviamente, em havendo demandas específicas que estejam na nossa zona de competência, podemos estudar qualquer tema específico, seja para palestras, mesas de debate ou oficinas.

Online: Formatos de participação na web, online ou gravado, podem ser estudados. Após a pandemia esta demanda cresceu muito mas não tem minha preferência.

Público-alvo: O público é quase sempre de professores, gestores e coordenadores. No caso de serem estudantes é necessário estudar as mudanças necessárias, pois meu foco é quase sempre nos educadores e multiplicadores, seja em escolas públicas ou particulares.

Foto de Carlos Seabra

Contato

carlos@seabra.com
(11) 98262-9669 (WhatsApp)
Rua Tupi 326 - 01233-000 - São Paulo, SP

Carlos Seabra é diretor da Oficina Digital. Foi diretor de projetos no Instituto Crescer; diretor de desenvolvimento na Zoom Education; coordenador técnico pedagógico de inovação e novas mídias na FTD Educação; coordenador editorial na TV Cultura; diretor de tecnologia e projetos no Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos; pesquisador e coordenador de projetos na Escola do Futuro da USP; diretor de desenvolvimento da Divertire/Melhoramentos; coordenador do Programa Informática e Educação do Senac-SP. É também autor de livros de literatura adulta e infantojuvenil e criador de jogos de entretenimento.

Exemplos de algumas palestras e videoaulas:

Mundo Digital - modo de usar

Bate-papo com os autores da obra Mundo Digital, Carlos Seabra e Flávio Nigro, apresentando a metodologia da obra e os conteúdos das 360 páginas do livro, em 12 capítulos. Obra de Educação Digital aprovada pelo PNLD para o Ensino Médio 2026-29.

21 minutos

Tecnologias na escola

Pequenos trechos da palestra feita no evento Fronteiras Educação – Diálogos com Professores, do projeto Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre.

10 minutos

Aprendizagem lúdica

Relato de experiências e considerações sobre o uso de jogos na educação. Palestra feita para o Brazilian Pavilion, na SPIEL (principal feira de jogos do mundo, na Alemanha). Legendas disponíveis em português e inglês.

49 minutos

Videoaula de prosa (parte 1)

Videoaula para o projeto Escolas que se abraçam, mostrando como trabalhar com o gênero textual prosa. Primeira parte.

25 minutos

Videoaula de prosa (parte 2)

Videoaula para o projeto Escolas que se abraçam, mostrando como trabalhar com o gênero textual prosa. Segunda parte.

21 minutos

Videoaula de microcontos (parte 1)

Videoaula para o projeto Escolas que se abraçam, com dicas e exemplos de como trabalhar com o gênero textual microcontos. Primeira parte.

18 minutos

Videoaula de microcontos (parte 2)

Videoaula para o projeto Escolas que se abraçam, com dicas e exemplos de como trabalhar com o gênero textual microcontos. Segunda parte.

22 minutos

Alguns de meus livros:

Mundo Digital ABC da robótica O livro dos jogos das crianças indígenas e africanas Microcontos Connecting Ideas O mundo redondo de Noah Pequenas histórias sem fim Haicais e que tais
Livro ampliado